quinta-feira, 18 de junho de 2009

"Projeto Literário Arca de Noé ( Vinícius de Moraes)" realizado no mês de Abril - Prô Amélia- Nível I -












A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. Como afirma Daniel Pennac, "o verbo ler não suporta o imperativo". Quando transformada em obrigação, a leitura se resume à simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, Pennac prescreve alguns direitos do leitor, como o de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados esses direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.
Por isso, relacionei a vida de Vinícius de Moraes com as músicas que escreveu, pois saberia que através da música a assimilação seria maior e com ela poderíamos dar asas a imaginação. É um estímulo a leitura de uma maneira prazerosa.
Com este projeto havia vários objetivos a ser atingidos, mas os principais eram: o estímulo a prática da leitura, o conhecimento de algumas vogais, consoantes e palavras novas através da letra da música e o desenvolvimento da criatividade através de atividades de “artes” realizadas para ilustrar a música.
Foi um projeto muito gratificante, pois percebi que todos do recanto adoravam escutar e cantar as músicas e depois realizar uma atividade relacionada à mesma atingindo o objetivo proposto. E mesmo com o Projeto encerrado, não podemos esquecer que sempre que houver oportunidade devemos estimular a leitura para que haja uma compreensão melhor do mundo que a cerca.

Nenhum comentário: